A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Itaperuna realizaram uma reunião na última segunda-feira (13), na Procuradoria Geral do Município (PGM). O encontro abordou a alta demanda de processos relacionados à falta de medicamentos de uso contínuo, essenciais para o tratamento de doenças. 

Apesar da atuação da Câmara de Resolução de Litígios de Saúde (CRLS) no município, a DPRJ solicitou o reforço no abastecimento da farmácia municipal e a entrega rápida de medicamentos aos assistidos, com o objetivo de reduzir a judicialização.

A reunião contou com a presença da defensora pública Rossana Bussade Macedo Bastos, do procurador-geral do município, Igor Ferreira, do subprocurador-geral, Eucimar Machado, do prefeito Emanuel Medeiros da Silva e do vice-prefeito Jair Neto.


Também foram discutidas estratégias para mapear e otimizar a compra de medicamentos, implantar a Justiça Itinerante no município e a implementar o projeto Concilia, em parceria com o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) e a Procuradoria Municipal.

—  O Projeto Concilia já existe em todos os municípios do Estado e serve para dar condições mais favoráveis para o contribuinte quitar e parcelar os tributos municipais em atraso —  afirmou a defensora, destacando a importância do programa.

Texto: Leonara Moura



VOLTAR