DPRJ inicia calendário 2025 do projeto Acelerando a Escolaridade

O projeto "Acelerando a Escolaridade", da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, deu início às suas atividades nesta segunda-feira (24) com uma aula inaugural ministrada pelo educador José Pacheco, fundador da Escola da Ponte. O evento contou com a presença de alunos do projeto, que compartilharam suas experiências, além de defensores e servidores que integram a iniciativa.
O Acelerando a Escolaridade é fruto de uma parceria entre o Centro de Estudos Jurídicos (Cejur), o Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh) e a Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (Fesudeperj), onde as aulas são ministradas.
José Pacheco iniciou a palestra com uma reflexão: "O que querem saber?". O educador, conhecido por suas abordagens, demonstrou abertura para discutir os temas que mais interessavam ao público presente, dar voz aos alunos e estimular o debate.
Com uma história de vida difícil, Pacheco compartilhou sua trajetória. Aos 17 anos, com o pai preso, a mãe falecida e sem amigos de infância, buscou um caminho para ajudar os outros. Inicialmente, cogitou ser missionário, mas acabou se tornando professor, movido pelo desejo de transformar vidas através da educação.
Em sua palestra, Pacheco fez questionamentos sobre o sistema educacional brasileiro e sua ineficiência. Para ele, é fundamental repensar o formato da educação no país e propor mudanças estruturais para melhorar o ensino. Seu discurso provocativo trouxe reflexões sobre como o conhecimento é transmitido e os desafios da educação brasileira.
– O Brasil precisa rever sua própria história para seguir em frente rumo a um futuro mais promissor. Eu não entendo nada de jurídico, mas estou do lado das crianças, jovens e pessoas em situação de vulnerabilidade que precisam melhorar de vida – afirmou o educador.
A defensora pública Mirela Assad, coordenadora-geral de Programas Institucionais da DPRJ, reforçou a importância da educação e da troca de experiências proporcionada pelo encontro.
– Esse evento é por vocês e para vocês. É uma honra. O momento de hoje, eu não gostaria de chamar de palestra. Vou me apropriar de um conceito do professor José Pacheco: o que está acontecendo aqui hoje é uma escola, porque a escola são pessoas. E quando pessoas se reúnem para falar sobre educação, sobre amor, sobre doar e receber, isso é escola – ressaltou.
O projeto Acelerando a Escolaridade tem como objetivo proporcionar a inclusão educacional e ampliar oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade, reforçando a importância da educação na construção de um futuro mais igualitário.
Veja as fotos do evento no flickr!
Texto: João Pedro Urbano
VOLTAR
