O Pomar - Polo de Mediação e Ações Restaurativas da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) promoveu, nesta sexta-feira (11), o congresso de mediação “O Conflito como Semente do Diálogo”, reunindo autoridades, especialistas e representantes de instituições parceiras.

O encontro promoveu o debate de novas abordagens de resolução de conflitos, método alternativo que tem como objetivo encontrar soluções pacíficas entre duas ou mais partes com ajuda de um terceiro imparcial, para que os envolvidos cheguem a um acordo sem que seja necessário acionar a Justiça.

A abertura do encontro foi realizada pelo Defensor Público-Geral do Estado, Paulo Vinícius Cozzolino Abrahão, a Subdefensora Pública-Geral institucional, Suyan dos Santos Liberatori, a coordenadora do Polo de Mediação e Ações Restaurativas da DPRJ, Ana Rosenblatt, e a subcoordenadora do polo, Larissa Davidovich.

— Entendemos todas as dificuldades da sociedade que vivemos, que requer respostas rápidas. Mas acreditamos que a mediação é o melhor caminho e vamos investir nisso. Tenho certeza que esse Pomar vai render muitos frutos de diálogo e de acolhimento. — iniciou o Defensor Público-Geral do Estado, Paulo Vinícius Cozzolino Abrahão.

Dividida em painéis temáticos, a programação incluiu a palestra magna "O mediador como fruticultor", ministrada por Juan Carlos Vezzulla, referência internacional na área e cofundador dos Institutos de Mediação e Arbitragem do Brasil e de Portugal.

O desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, César Cury e o diretor de capacitação do CEJUR, José Roberto Sotero de Melo Porto, participaram da mesa “Ampliando o olhar – Novas abordagens sobre o conflito” com as Dras. Ana Rosenblatt e Larissa Davidovich, onde foi debatida a resolução de conflitos, suas dimensões emocionais e o papel das instituições públicas nesses processos.

O painel “As emoções na mediação” antecedeu a assinatura de convênio de cooperação entre a Defensoria Pública do Rio de Janeiro e O Instituto de Mediação e Arbitragem de Portugal (IMAP).

Para fechar as atividades, foi promovido o debate “Mediação na Defensoria Pública: desafios da prestação de um serviço eficiente que mantenha a essência da mediação”, com a participação do coordenador da Comissão de Conciliação e Mediação do Condege, Bruno Malta Borges.

Entre as autoridades que marcaram presença no congresso estão a chefe de gabinete da Defensoria Pública do RJ, Luíza Lisbôa Amin Trompiere; o diretor-geral do centro de Estudos Jurídicos da Defensoria Pública do Rio, Diogo do Couto Esteves; o Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Dr. César Cury; a Vice-presidente da comissão de mediação e métodos consensuais da OABRJ, Dra. Bárbara Bueno Bueno Brandão; a mediadora integrante da equipe docente Inap e da Gredj, Dra Rose Girão; o coordenador do Compor, coordenadoria de auto-composição do Ministério Público do Estado do RJ, Victor Miceli e a Presidente da ADPERJ, Dra. Juliana Lintiz.

Texto: Melissa Cannabrava

Confira as fotos no Flickr!



VOLTAR