Nuped terá evento sobre atendimento humanizado a pessoas autistas

O Núcleo de Atendimento à Pessoa com Deficiência (Nuped) da Defensoria Pública do Rio reúne, na próxima sexta-feira (25), às 13h, no auditório da sede operacional Menezes Côrtes, pessoas autistas de todas as idades, familiares e especialistas no evento “Compreendendo o Autismo para um Atendimento Humanizado”. Na ocasião, será inaugurada, também no 13º andar da sede operacional, a primeira sala de acomodação sensorial exclusiva para adultos e crianças neurodiversas que procuram a instituição.
— A Defensoria Pública, como instituição essencial à promoção dos direitos humanos, tem o dever de garantir um atendimento qualificado e acessível para todas as pessoas com deficiência. A proposta do evento é apresentar o autismo de forma clara, demonstrar as dificuldades enfrentadas por esse público e fomentar uma nova perspectiva no acolhimento e orientação jurídica. A abertura de um espaço de acomodação sensorial reforça a importância dada a essa abordagem, na prática — explica a defensora pública e coordenadora do núcleo, Mabel Arce.
“Compreendendo o Autismo para um Atendimento Humanizado” terá a participação de médicos, educadores, psicólogos e de representantes de entidades e instituições que trabalham contra o preconceito. Haverá ainda depoimentos de autistas sobre as barreiras do dia a dia e como pequenas adaptações podem promover a inclusão.
O evento é aberto ao público em geral, será transmitido online pelo Youtube da Defensoria e tem por objetivo primeiro contribuir para a capacitação de quem trabalha na instituição, de modo a aprimorar o serviço prestado a pessoas com deficiência.
— É fundamental investir na educação em direitos e na capacitação contínua de defensores, servidores, residentes jurídicos e estagiários, a fim de eliminar barreiras atitudinais e promover um atendimento verdadeiramente inclusivo — destaca a defensora Mabel Arce.
Confira a programação do evento aqui.
Texto: Valéria Rodrigues.
VOLTAR
