DPE-TO sedia encontro de Corregedores das Defensorias Públicas

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro esteve presente na 83ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Corregedoras e Corregedores-Gerais das Defensorias Públicas dos Estados, do Distrito Federal e da União (CNCG), sediada na Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), nos dias 24 e 25 de abril.
—A presença de todas e todos os corregedores nesses encontros é fundamental para alinhar entendimentos, trocar experiências e fortalecer a instituição em nível nacional. Esses momentos também são muito importantes porque permitem que a Defensoria Pública anfitriã apresente suas práticas bem-sucedidas, muitas das quais acabam sendo adotadas por outros estados.— destacou a Corregedora Geral da Defensoria do Rio de Janeiro, Fátima Saraiva.
Anfitrião do evento, o corregedor-geral da DPE-TO, Neuton Jardim dos Santos, destacou a importância do alinhamento de práticas e do fortalecimento da atuação institucional. Já o presidente do CNCG, Marcelo Turela de Almeida, da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul, reforçou que a integração entre as defensorias públicas resulta em um melhor atendimento à população vulnerável.
Na solenidade de abertura, o defensor público-geral do Tocantins, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves, ressaltou que as decisões tomadas no encontro contribuem para a melhoria contínua dos serviços prestados pela Defensoria Pública.
Durante o evento, foram apresentados os projetos “Livrarte: Poesia como forma de pensar” e “Defensorias do Araguaia”, desenvolvidos pela DPE-TO.
Como parte da programação, os corregedores realizaram uma visita institucional ao vice-presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Léo Barbosa, para reforçar parcerias. O presidente do Condege, Oleno de Matos (Roraima), também participou das atividades.
O encontro, realizado na sede de atendimento da instituição em Palmas, reuniu corregedoras e corregedores do Distrito Federal e de dez estados: Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, São Paulo e Sergipe.
Texto: Mylena Novaes
VOLTAR
