Defensoria marca presença nos 97 anos da Mangueira

A Estação Primeira de Mangueira celebrou seus 97 anos com muita festa e diversas ações sociais para os moradores da comunidade, nesta segunda-feira (28/04), na tradicional quadra da escola de samba, na Zona Norte do Rio. Ao som dos clássicos da Verde e Rosa, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro marcou presença entre os órgãos que participaram da comemoração.
Os defensores que estiveram no Estação Primeira atenderam 35 pessoas em busca de orientação jurídica, como regularização de documentos, demandas sobre guarda, pensão, registro civil e união estável.

A aposentada Josélia Garcia de 70 anos, única cuidadora da neta de nove anos, contou que saiu aliviada após conseguir a documentação necessária para dar entrada no pedido de guarda e de registro civil da menor. “Sem a identidade da minha neta, eu não consigo inscrever ela em nenhuma das atividades oferecidas pela Vila Olímpica da Mangueira.”
A presidente da Associação dos Moradores da Mangueira, Angélica Miranda da Silva, também procurou assistência jurídica. “Eu vim aqui tirar algumas dúvidas sobre bloqueios de vínculos de CNPJ com o meu CPF. Às vezes, é um problema pequeno que a gente coloca uma burocracia tão grande e pode ser resolvido rapidamente.”
— A Defensoria está presente nesse evento para fornecer uma variedade de serviços essenciais à comunidade. Isso reflete o nosso papel fundamental em promover a cidadania e a assistência social, garantindo que os direitos dos cidadãos sejam respeitados e que todos tenham acesso a serviços jurídicos e sociais de qualidade — explicou a defensora pública Emanuelle Chianca, do Núcleo de Defesa da Pessoa Presa da DPRJ.

Também participou do evento o Núcleo de DNA, projeto pioneiro da Defensoria Pública do Rio, que realiza exames para investigação de paternidade, maternidade, retificação de óbito e comprovação de vinculo genético de parentesco.
A vice-presidente social da Mangueira, Claudiene Esteves, uma das organizadoras do evento, destacou a importância de ter serviços sociais disponíveis para a população. “As ações sempre são importantes para comunidade, porque oferece serviços que muitas vezes os moradores precisam e não conseguem ir até o lugar para resolver. A gente está comemorando aniversários da Mangueira, mas está divulgando serviços para a comunidade. Juntamos o amor pela escola com a ajuda dos órgãos públicos.”
Outros órgãos marcaram presença na comemoração da Mangueira, como o Detran-RJ, para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), e o Núcleo de Assistência ao Cidadão, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, que ofereceu para a população a isenção de taxa para renovação de vários documentos, como certidão de nascimento, de casamento e certificado de reservista. A Clínica da família Dona Zica realizou diversos serviços de saúde, como vacinação contra gripe, vacinação contra HPV, saúde bucal, coleta de preventivo, inserção de DIU e teste rápido pra doenças sexualmente transmissíveis.
Texto: Leonara Moura
VOLTAR
