Na próxima sexta-feira (9), a Ouvidoria Externa da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) e o Centro de Estudos Jurídicos (Cejur), em parceria com o Instituto de Estudos da Religião (ISER), realizam o lançamento do livro Guerreiras pelo Desencarceramento: Formação Jurídico-Política em Sistema de Justiça Criminal e Direitos da Pessoa Presa.

A obra é fruto dos dois primeiros ciclos de formação do projeto Guerreiras pelo Desencarceramento, iniciado em 2022, que tem como protagonistas mulheres diretamente impactadas pelo sistema prisional. O projeto é desenvolvido em conjunto com a Associação de Mulheres Guerreiras da Região Serrana (Amugue).

Durante o evento, serão realizadas três mesas temáticas que abordarão educação popular, justiça criminal e a construção coletiva de direitos a partir de experiências vividas. O objetivo é fomentar reflexões sobre o acesso à justiça e os desafios enfrentados na luta contra o encarceramento em massa no Brasil.

O lançamento acontecerá das 10h às 17h30 no auditório defensor público Silvio Roberto Mello Moraes, localizado na Av. Marechal Câmara, 314, 2º andar, no Centro, Rio de Janeiro e contará com a presença do defensor público-geral Paulo Vinícius Cozzolino; da ouvidora-geral, Fabiana Silva; da diretora do ISER Isabel Pereira, além de representantes de movimentos sociais e familiares de pessoas privadas de liberdade.

Confira a programação:

10h – Mesa de Abertura
Participações: Fabiana Silva (Ouvidora-Geral), Paulo Vinícius Cozzolino (Defensor Público-Geral) e Isabel Pereira (Diretora do ISER).

10h30 às 12h – “Este livro é uma sacola”
Mesa com Késsia Gomes, Morena Paixão, familiares participantes da formação, Larissa Couto e Monique Cruz.

14h às 15h30 – “Afiando estratégias na luta por liberdade”
Debate com Lucas Matos, Nina Barrouin, Eliene Vieira, Bruna Portela, Fabiana Silva e familiares.

16h às 17h30 – “Sistema de Justiça Criminal e disputas por liberdade”
Mesa de encerramento com Ane Rocha, Patrícia Oliveira, Defensor Leonardo Rosa, Vilma Reis, Erivelto Melchiades e familiares da formação.

Acesse a transmissão ao vivo: https://www.youtube.com/watch?v=IsrvQPfLJBg

Texto: Leonara Santiago Moura



VOLTAR