Estagiários voluntários reforçam ação da DPRJ no Terminal Gentileza

Seis estagiários da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) mostraram, no último sábado (31/5), que a vontade de aprender e de contribuir pode ir além das obrigações acadêmicas. De forma voluntária, eles se juntaram à equipe da ação social realizada no Terminal Intermodal Gentileza, no Centro do Rio, oferecendo apoio direto aos atendimentos jurídicos realizados pela instituição.
A iniciativa, organizada pela Coordenação de Programas Institucionais, levou atendimento jurídico gratuito à população, com foco em demandas de família – como pensão alimentícia, guarda e regulamentação de visitas. Cerca de 38 pessoas foram atendidas ao longo do dia, com 16 petições iniciais distribuídas. O envolvimento dos estagiários, que atuam na Justiça Itinerante, foi um dos destaques da ação.
– Eles souberam da ação por nós e imediatamente se voluntariaram. Mesmo sendo estagiários, já dominam a elaboração das peças iniciais e acompanham o atendimento do início ao fim, inclusive na triagem. Estão acostumados a atuar em locais de grande circulação, como essa ação exigia – explica Flávio Costa, técnico da DPRJ e um dos responsáveis pela Justiça Itinerante.
Para Tainara Ramiro, servidora e coordenadora do projeto, a entrega dos estagiários reflete uma escolha consciente e comprometida.
– Nós os escolhemos com cuidado, fazemos entrevistas e acompanhamos de perto. Eles não estariam aqui se não estivessem alinhados com o propósito. Gostam de estar na itinerante e sabem o quanto essa vivência contribui para a formação profissional. Estão sendo preparados para a vida real – afirma.
texto: Mylena Novaes
VOLTAR
