Defensoria realiza curso de capacitação para policiais militares

O Defensor Público-Geral, Paulo Vinícius Cozzolino Abrahão, abriu, nesta quarta-feira, 4, na Fesudeperj, o curso de capacitação continuada destinado a policiais militares que já trabalham ou pretendem trabalhar reforçando a segurança em 40 postos da Instituição. O curso e a prestação do serviço são parte de convênio com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Coordenadoria do Programa Estadual de Integração na Segurança (CPROEIS). Mais de 2.400 policiais militares se inscreveram no CPROEIS.
— O papel da Defensoria no sistema de justiça é dos mais desafiadores. E é muito importante a aproximação entre as duas instituições, que têm os mesmos propósitos: servir ao público e ao bem comum — destacou o defensor público-geral, Paulo Vinícius Cozzolino Abrahão, ao dar as boas-vindas aos cerca de 200 policiais militares que optaram pela aula presencial.
Também compuseram a mesa de abertura o Subdefensor Público-Geral de Gestão, Flávio Lethier; a Subdefensora Pública-Geral Institucional, Suyan Liberatori; e a Defensora Pública Chefe de Gabinete, Luiza Amin. Ambas ressaltaram o número de policiais femininas inscritas no curso
As palestras, que se estenderam pela tarde, foram gravadas para exibição online nesta quinta e sexta-feira, com acesso disponível àqueles que optaram pela modalidade não presencial.
A primeira aula do dia teve como tema “Conhecendo a Defensoria”, e foi ministrada pelo Diretor de Capacitação do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur), José Roberto Mello Porto, e pelo Assessor Parlamentar e de Relações Institucionais, Eduardo Quintanilha.
— Esse será um dia engrandecedor, útil e de conhecimento — adiantou o Diretor do Cejur, José Roberto Mello Porto.
O Assessor Parlamentar e de Relações Institucionais, Eduardo Quintanilha, completou:
— Não estamos oferecendo somente a formação necessária para o policial que vai trabalhar na Defensoria, mas também informações que serão importantes para além dessa função. A Defensoria é uma instituição garantidora dos direitos de todos, de maneira equânime — explicou.
Na sequência, o defensor Thiago Belotti falou sobre como será na prática o serviço dos policiais militares que vierem a ser escolhidos para trabalhar nas instalações da Defensoria Pública.

Na parte da tarde, o evento seguiu com a palestra "Serviço na Prática", ministrada pelo Major Raphael Batista, coordenador de Segurança da DPRJ, e a palestra "Direito Operacional", apresentada pelo Major Leonardo Novo.
O curso de capacitação tem apoio do Cejur, da Fundação Escola da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (Fesudeperj) e da Coordenadoria de Segurança Institucional.
— O desafio da CPROEIS é dar conforto para o policial militar, para os órgãos públicos com que temos convênio e para a sociedade, com um bom trabalho e com efetividade, para que todos saiam satisfeitos — resumiu o Major Fernando Rodrigues de Castro, que representou a corporação na abertura do curso.
Texto: Valéria Rodrigues.
VOLTAR
