Com um quadro funcional majoritariamente composto por mulheres e uma atuação marcada pela defesa da igualdade de gênero, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) participou, no dia 9 de julho, do Seminário de Lançamento do Programa Nós+Seguras. O evento foi realizado no Centro Cultural da Fundação Getulio Vargas (FGV) e promovido pela Secretaria de Estado da Mulher do Rio de Janeiro.
Representando a Instituição, a Defensora Pública Thais Lima, coordenadora do Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher (NUDEM/DPRJ), destacou a importância da atuação intersetorial para a construção de ambientes escolares mais seguros e igualitários. Em sua fala, ela ressaltou o poder transformador da educação em direitos, especialmente em territórios vulnerabilizados:
— A educação em direitos transforma territórios. Ela conecta mulheres à rede de proteção, forma multiplicadoras do conhecimento e previne a violência. Uma escola informada pode ser o farol que mostra a uma mãe que ela está vivendo uma situação de violência — e que existe uma saída — pontuou.
A Defensora Pública também chamou atenção para a importância de reconhecer e valorizar as trajetórias das mulheres negras que constroem, diariamente, espaços de resistência e transformação:
— Nossas histórias, como mulheres negras, são parecidas. Somos a realização dos sonhos das que vieram antes. E é por elas que seguimos aglutinando pessoas, formando redes de apoio e construindo um futuro com justiça, acolhimento e igualdade — completou.

Também estiveram presentes as Defensoras Públicas Letícia Kirchhoff Ribeiro E Clara Rafaela Prazeres LucchesE. O Programa Nós+Seguras é uma iniciativa transversal, desenvolvida em parceria com as secretarias estaduais de Educação (Seeduc-RJ) e de Saúde (SES-RJ), além da ONG Serenas. A proposta aposta na escola como um espaço de transformação social, colocando a proteção de meninas no centro dos projetos pedagógicos. 

Confira as fotos do evento

Texto: João Pedro Urbano

Fotos: Ronaldo Junior 

 



VOLTAR