Evento oferece atendimentos gratuitos de saúde, assistência, trabalho e justiça

Na próxima quarta-feira, 23 de julho, das 9h às 13h, a cidade de Nova Iguaçu recebe uma mobilização em homenagem ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e ao Dia Nacional de Tereza de Benguela, celebrado oficialmente em 25 de julho. A ação será realizada na Praça do Céu Jardim Paraíso, e terá como tema central a Saúde da Mulher Negra.

Com foco na promoção de direitos e no acesso à cidadania, o evento reunirá uma série de serviços gratuitos voltados ao público feminino, especialmente às mulheres negras, promovidos por diferentes secretarias municipais e pela Defensoria Pública.

A Secretaria de Assistência Social levará ao local atendimentos como Cadastro Único, emissão de isenções, ações de igualdade racial e direitos humanos, além de atividades no Espaço do Brincar e orientações diversas.

Já a Secretaria da Mulher oferecerá orientações, encaminhamentos, atendimento com trancistas e o ônibus da Saúde da Mulher, onde serão realizados atendimentos e exames importantes para o cuidado com a saúde feminina.

A Secretaria de Trabalho e Renda marcará presença com os serviços do Sistema Nacional de Emprego (SINE) e atendimento ao MEI, facilitando o acesso a oportunidades de emprego e formalização de pequenos negócios.

Além disso, a Defensoria Pública prestará serviços voltados à promoção de justiça e garantia de direitos, com atendimentos relacionados à pensão alimentícia, guarda, tutela, divórcio, alvará, entre outros.

Com uma programação pensada para acolher e fortalecer as mulheres negras do território, a ação também pretende ampliar o debate sobre o racismo estrutural e a desigualdade de gênero, evidenciando a importância de políticas públicas que considerem as especificidades da população negra feminina.

Confira a programação dos outros dias:

dia 25/07, 9 às 13h - em Belford Roxo
dia 01/08, 9 às 13h - em Nilópolis
dia 02/08, 9 às 15h - Duque de Caxias 
dia 08/08, 9 às 15h - São João de Meriti 



VOLTAR