Na manhã desta quarta-feira (23), o Defensor Público-Geral do Estado, Paulo Vinícius Cozzolino Abrahão, empossou os 15 aprovados no terceiro concurso para o Quadro de Apoio da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ). Realizada no auditório do 2º andar da sede administrativa, a cerimônia foi transmitida ao vivo pelo YouTube da instituição.

A mesa de abertura foi composta pelo Defensor Público-Geral, Paulo Vinícius Cozzolino Abrahão; pela Subdefensora Pública-Geral Institucional, Suyan dos Santos Liberatori; pela assessora da Corregedoria-Geral, Mariana Campos de Lima, que representou a Corregedora-Geral, Fátima Saraiva; pela presidenta da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (ADPERJ), Juliana Lintz; e pelo presidente da Associação das Servidoras e Servidores da Defensoria Pública, Leonardo Quintão. Também participou da cerimônia a Defensora Pública e Chefe de Gabinete, Luíza Lisbôa Amin Trompière.

Durante a cerimônia, o Defensor Público-Geral parabenizou os 15 servidores(as) empossados(as), agradeceu a presença deles(as) e de seus familiares e ressaltou que a missão da Defensoria é garantir o acesso à justiça e efetivar o direito à igualdade previsto na Constituição.

— A Defensoria tem a missão constitucional de garantir o direito à igualdade, previsto no artigo 5º da Constituição Federal. Em um país marcado por tantas desigualdades, é fundamental termos uma instituição comprometida com o acesso à justiça e a efetivação desse direito básico — afirmou o DPG Paulo Vinícius Cozzolino Abrahão.

Nesse sentido, a Subdefensora Pública-Geral Institucional, Suyan dos Santos Liberatori, reforçou a importância do trabalho dos(as) servidores(as) para a instituição.

— Cada servidor e servidora é uma peça essencial nesse grande quebra-cabeça que é a Defensoria Pública. Juntos, formamos a base que leva os direitos e as vozes das ruas aos tribunais. É preciso unir a técnica com o acolhimento. Essa é a essência do nosso trabalho — declarou Suyan dos Santos Liberatori.

Ambientação dos novos servidores

Após a cerimônia de posse, as(os) servidoras(es) iniciaram o Programa de Ambientação promovido pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), em parceria com o Centro de Estudos Jurídicos (Cejur). A formação tem o objetivo de apresentar a estrutura e a cultura institucional da Defensoria Pública, além de preparar os novos integrantes para os desafios da rotina de trabalho. A programação se estende por cinco dias, com atividades que combinam aulas, oficinas e encontros virtuais.

Em nome dos(as) novos(as) empossados(as), a servidora Marcelly Maria de Carvalho Cardoso expressou a alegria de integrar a equipe da DPRJ:

— Assumir essa missão constitucional como servidora pública da Defensoria Pública do Rio de Janeiro é exercer um propósito singular, oferecendo atenção e acolhimento àqueles que mais precisam. Estou comprometida em servir com dedicação, honrando essa missão — afirmou Marcelly Maria de Carvalho Cardoso.

Texto: Leonara Moura 



VOLTAR