A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) realizou, nesta quarta-feira (13), uma reunião com o prefeito de Petrópolis, Hingo Hammes, com o objetivo de discutir medidas estratégicas voltadas ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade no município.

Durante o encontro, foi destacada a gravidade da crise financeira que atualmente afeta o Município de Petrópolis, situação que motivou a edição do Decreto Municipal nº 144, publicado em 16 de julho de 2025, declarando estado de calamidade pública financeira por um período de 180 dias. A medida foi adotada diante das dificuldades enfrentadas pela administração municipal para manter a regularidade dos serviços e políticas públicas essenciais.

Também foi ressaltada a urgência de construir soluções conjuntas com outros entes federativos. A proposta é viabilizar parcerias institucionais que assegurem a continuidade de programas sociais fundamentais para a população em situação de vulnerabilidade.

— A Defensoria tem pautado sua atuação, no âmbito da tutela coletiva, no diálogo com o poder público, priorizando a resolução extrajudicial dos conflitos e a parceria na busca de soluções que proporcionem uma resposta mais eficiente aos problemas enfrentados pelos usuários da Defensoria Pública — destacou Lucas Nunes, Defensor titular do Núcleo de Tutela Coletiva de Petrópolis.

A reunião, realizada na sede da Prefeitura de Petrópolis, também contou com a participação da Secretária-Chefe de Gabinete da Prefeitura de Petrópolis, Rosângela Stumpf, e da Secretária de Assistência Social, Habitação e Regularização Fundiária de Petrópolis, Adriana Kreischer.

Texto: Rafaela Jordão 



VOLTAR