Mutirão em São Januário garante laudos de DNA e novas coletas

DPRJ promove campanha “Meu Pai Tem Nome” reunindo centenas de famílias e emocionando com histórias de reconhecimento da paternidade
O último sábado (16) foi de acolhimento e serviços gratuitos no Clube de Regatas Vasco da Gama, na Zona Norte do Rio. A quadra e o tradicional estádio de São Januário se transformaram em um grande espaço de cidadania com a realização da campanha nacional “Meu Pai Tem Nome”, promovida pelo Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ).
Durante o mutirão, famílias receberam laudos de exames de DNA realizados em julho e novas coletas foram disponibilizadas. Ao todo, cerca de 200 kits foram ofertados, com a expectativa de atender até 600 pessoas. Para muitas famílias, foi um momento aguardado há anos.
Segundo a defensora pública Mirela Assad, coordenadora de Programas Institucionais da DPRJ, o impacto da iniciativa vai além dos números.
—Essa ação é de extrema importância, porque no país temos milhares de crianças que foram registradas apenas no nome da mãe. Por exemplo, em 2024, foram 91 mil certidões no país com crianças apenas com o nome da mãe em suas certidões — afirmou a Defensora.
Este ano, a ação trouxe novidades. Uma delas foi a entrega de laudos de forma humanizada, com apoio do Polo de Mediação e Ações Restaurativas (POMAR), setor da Defensoria que acolhe e acompanha famílias no processo de reconhecimento da paternidade.
—- Pessoas que já fizeram o exame no mês passado estão comparecendo hoje para pegar os laudos e estão recebendo esse resultado de uma forma acolhedora — explicou a Defensora Mirela Assad.
Além disso, quem recebeu um laudo positivo pôde iniciar o processo de averbação da paternidade no próprio local, graças à presença inédita do 9º Registro Civil de Pessoas Naturais (RCPN) de São Cristóvão. O cartório esteve de plantão para dar entrada imediata nos registros, oferecendo mais agilidade e evitando que os assistidos precisassem retornar em outro momento.
A estrutura montada em São Januário foi pensada para atender às diferentes demandas do público. Além dos atendimentos jurídicos e sociais, a ação também ofereceu momentos de lazer e cultura para as famílias. As crianças puderam se divertir em brinquedos como o pula-pula, ganhar pipoca e participar de atividades lúdicas.
—- Assim que as pessoas chegam aqui no Clube de Regatas do Vasco, é feita uma triagem. Quem vem para pegar o laudo de DNA ou fazer um exame pela primeira vez é encaminhado para o ônibus da Defensoria. Outros assuntos são encaminhados para a quadra, onde temos defensores públicos ajuizando ações em geral, como alimentos, divórcio, visitação e guarda. Também oferecemos serviços do Detran, do CRAS, além de cortes de cabelo e acolhimento social — detalhou Mirela Assad.
Entre as histórias que marcaram o dia está a de Caio Luiz da Silva Costa Ferreira, de 17 anos, que descobriu ser pai do pequeno Nicolas. A confirmação trouxe a ele um misto de emoção e responsabilidade.
—- Hoje eu descobri que sou pai do Nicolas e estou muito feliz com isso. Me sinto mais confiante, com mais certeza do que quero fazer daqui pra frente. Antes, sem o resultado, a gente fica em dúvida, sem saber como agir. Agora, com essa confirmação, posso assumir meu papel de pai com convicção — contou o jovem.
A mobilização nacional ocorre anualmente e, segundo a defensora Mirela Assad, o Rio de Janeiro sempre registra grande procura.
— Essa ação acontece todo ano, em todos os estados do país, e aqui no Rio de Janeiro os números são bem expressivos. No final do dia nós faremos uma contabilização — ressaltou.
Ao longo do sábado, famílias circularam entre atendimentos jurídicos, orientações sociais e momentos de afeto, ao todo foram realizados 597 atendimentos. Entre a coleta de DNA e a entrega de um resultado, histórias de vida ganhavam novos rumos. Em comum, o desejo de garantir a presença de um nome fundamental nas certidões: o do pai.
Veja as fotos da ação no flickr!
Texto: Mylena Novaes
Fotos: Ronaldo Júnior
VOLTAR
