Ouvidoria da DPRJ participa de encontro de Ouvidorias do Rio

Nesta quarta-feira (03), a Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) participou de um encontro de Ouvidorias promovido pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. O evento reuniu representantes de diversos órgãos públicos em um espaço de escuta e diálogo, reafirmando a importância da participação social para a construção de serviços mais próximos às necessidades da população.
A iniciativa contou com uma ampla rede de instituições parceiras, como Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Prefeitura do Rio de Janeiro, Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Nacional de Contabilidade (CNC), Agência de Transporte do Estado do Rio de Janeiro (Agetrans), Associação dos Empreendedores e Comerciantes do Centro de Campo Grande (Aeccga), Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro (Rioprevidência), Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) e Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), entre outros.
Com o propósito de aproximar cidadãos das instâncias que existem para representá-los, a ação evidenciou o papel estratégico das Ouvidorias como canais de participação social. Muitas vezes pouco conhecidas pelo público em geral, elas permitem que demandas individuais e coletivas cheguem às instituições, impulsionando melhorias nos serviços prestados.
Em Campo Grande, a presença da Defensoria se mostrou ainda mais necessária diante do grande número de demandas represadas. Durante o encontro, a equipe da Ouvidoria orientou moradores sobre agendamentos de atendimentos, acompanhamento processual, motivos de arquivamentos, entre outras questões.
– Estamos falando de um território marcado por profunda vulnerabilidade social. A Ouvidoria vem para reduzir distâncias e garantir que os moradores não precisem se deslocar até o Centro da cidade para fazer valer seus direitos – destacou Fabiana Silva, Ouvidora-Geral da DPRJ.
A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, a mais antiga do país, celebra neste ano os 10 anos de existência de sua Ouvidoria-Geral com ouvidores externos. Ao longo dessa trajetória, o órgão vem consolidando seu papel de estreitar redes, fortalecer a atuação institucional e garantir que pessoas usuárias sejam reconhecidas não apenas como destinatárias do serviço, mas como parte fundamental da construção do trabalho da Defensoria.
– Participar de eventos voltados às relações sociais é uma forma de ampliar o acesso da população aos serviços da Instituição. A presença da Ouvidoria mostra que a Defensoria está ao lado dos cidadãos para acolher, ouvir e facilitar o caminho até a Justiça – afirmou a Defensora Pública e Subouvidora-Geral Renata Bifano.
Texto: Leonardo Fernandes
VOLTAR
