Cristo e sede da DPRJ ganharam iluminação azul em homenagem ao SUS

O Rio de Janeiro se iluminou em azul para celebrar os 35 anos do Sistema Único de Saúde (SUS) na sexta-feira, 19 de setembro. A sede da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) e o monumento ao Cristo Redentor receberam iluminação especial em referência à cor que simboliza o SUS, conforme o manual de identidade visual do Ministério da Saúde. A iniciativa fez parte das ações da Coordenação de Saúde (Cosau) da Defensoria em parceria com o Consórcio Cristo Sustentável.
A iluminação azul simbolizou o reconhecimento da importância do SUS na promoção da saúde, na prevenção de doenças e no cuidado integral da população. Criado pela Constituição Federal de 1988 e formalizado em 1990, o SUS garantiu acesso gratuito e de qualidade à saúde para os brasileiros.
“Neste ano, o Sistema Único de Saúde comemorou 35 anos de existência, marcando uma trajetória de universalidade, equidade e integralidade que o consolidou como um dos maiores e mais importantes sistemas de saúde pública do mundo. A celebração confirmou que a defesa intransigente do SUS é compromisso da Defensoria Pública com o direito universal à saúde da população”, destacou a Defensora Renata Pinheiro, Subcoordenadora da Cosau.

Para Luiza Maciel, Defensora Pública e Subcoordenadora da Cosau, a iniciativa foi simbólica e marcou a importância da defesa da saúde pública no Estado do Rio de Janeiro.
“A Coordenação de Saúde da Defensoria Pública participou ativamente desse processo, seja extrajudicialmente, monitorando os equipamentos de saúde em todo o Estado, seja judicialmente, quando houve rompimento do diálogo com o Poder Público e não havia outra alternativa a não ser a judicialização”, comentou.
VOLTAR
