Defensoria atua em definição sobre futuro do plano da Unimed FERJ

Em reunião na ANS, ficou estabelecido que a Unimed Brasil assumirá o plano da Unimed FERJ, garantindo a continuidade do atendimento aos usuários.
A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) participou, na última segunda-feira (10), de uma reunião na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) destinada a discutir a manutenção do atendimento aos usuários vinculados à Unimed FERJ. Além da Instituição, estiveram presentes representantes da Unimed Brasil, do Sistema Unimed e do Ministério Público.
No encontro, foi acordado que a gestão do plano de saúde atualmente sob responsabilidade da Unimed FERJ será transferida para a Unimed Brasil. A decisão visa preservar a prestação dos serviços de assistência à saúde, assegurando continuidade e estabilidade aos beneficiários.
A Defensora Pública e Subcoordenadora do Núcleo de Defesa do Consumidor (NUDECON), Tathiane Campos, explicou que os beneficiários não devem perceber mudanças no uso do plano após a transferência de gestão. De acordo com ela, o consumidor continuará seguindo sua rotina normalmente.
—Não haverá nenhuma mudança prática para o consumidor, pois ele continuará realizando o pagamento dos seus boletos regularmente. A alteração ocorrerá apenas na administração do plano, que deixará de ser feito pela Unimed FERJ e passará à responsabilidade da Unimed Brasil— afirmou.
A Subcoordenadora destacou que essa mudança tende a trazer maior estabilidade ao atendimento.
—Com isso, os atendimentos vão se regularizar, pois o prestador de serviço e o médico cooperado possuirão mais confiança no pagamento e repasse de valores—completou.
Sobre a continuidade dos atendimentos, a Defensoria também reforçou que a transição foi estruturada justamente para impedir qualquer tipo de interrupção nos atendimentos e tratamentos já em andamento. Procedimentos previamente autorizados permanecerão válidos e não serão afetados pela mudança administrativa.
Além disso, o acordo firmado prevê a manutenção da rede credenciada, com o objetivo de proteger o direito dos consumidores e evitar que os usuários enfrentem dificuldades ou perda de serviços durante esse processo de transferência de gestão.
A DPRJ seguirá monitorando a fase de transição e as medidas que forem implementadas, a fim de assegurar que os direitos dos beneficiários sejam preservados e que o acordo seja cumprido. O órgão reforça seu compromisso permanente com a defesa dos usuários de planos de saúde.
Texto: Mylena Novaes
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