Dia do Servidor: aprendizagem e fortalecimento institucional

Encontros, trocas e aprendizado marcaram o evento comemorativo do Dia do Servidor da Defensoria Pública do Rio de Janeiro. A data, celebrada no último dia 28, foi comemorada nesta sexta-feira (14) com uma programação que lembrou a importância fundamental de cada servidor para a DPRJ.
A tarde contou com uma apresentação sobre as perspectivas da Defensoria Pública, os avanços tecnológicos na Instituição e os impactos positivos para os servidores. Além disso, a atriz Denise Fraga apresentou a palestra “O Poder da Gentileza: Relações e Resultados” e empolgou o público de cerca de 500 servidores que marcaram presença no clube Monte Líbano, na Lagoa.
Denise Fraga iniciou a tarde de debates falando sobre como a gentileza e a empatia são pilares das relações humanas, inclusive as corporativas.
— A dureza não é a primeira lei, é poderoso ser gentil no meio corporativo. Hoje, no mercado de trabalho, penso na rentabilidade da gentileza, porque gentileza gera produtividade — afirmou a atriz, que também ressaltou que o uso excessivo de redes sociais e celulares tem virado um problema de comunicação.
— A gente está em uma sociedade adoecida com uma epidemia real de doenças de ansiedade. Com as redes sociais, a gente nunca se comunicou tão mal, julgamos o dia inteiro, escrevemos o dia inteiro e lemos sem nos aprofundar nunca. Somos juízes impacientes. Precisamos fazer um movimento contra esse rio caudaloso que estamos sofrendo — alertou a atriz, que falou da importância do olho no olho em tempos em que estamos conectados o tempo todo.
— A gente consegue se reinaugurar e reestabelecer a verdade com afeto, repensando as nossas posturas, porque a gentileza é boa para o próximo e para quem a pratica — disse.
Ao final, a atriz conversou com os servidores e elogiou a atuação da Instituição.
— O que vocês fazem é incrível, vocês estão aqui para defender quem acha que não tem mais jeito, quem não tem para onde recorrer. Eu queria agradecer a vocês por seguirem firmes no que vocês fazem — disse ela.
VALORIZAÇÃO INTERNA E EXPANSÃO DA INSTITUIÇÃO

O Defensor Público-Geral, Paulo Vinícius Cozzolino Abrahão, deu seguimento às atividades da tarde com uma fala sobre as perspectivas e os desafios da Defensoria Pública e reforçou a importância da atuação integrada.
— O que for bom para os defensores e servidores será bom para todos. Nossa missão é conjunta — declarou.
Ele destacou que a essência de qualquer órgão público não está apenas em suas estruturas ou políticas, mas na dedicação humana que o sustenta. Para o DPG, são os profissionais comprometidos em cada atendimento, orientação e gesto de acolhimento que dão vida à missão institucional.
— O maior valor de uma instituição são as pessoas que a compõem — afirmou.

Durante a palestra, o DPG apresentou o projeto das novas unidades da Defensoria Pública que serão instaladas em diferentes regiões do estado, incluindo São Pedro da Aldeia, Macaé, Nova Iguaçu, Itaguaí e Jacarepaguá, ampliando a presença institucional onde ela é mais necessária.
Paulo Vinícius Cozzolino Abrahão também destacou avanços recentes na valorização da carreira, como a criação do auxílio do servidor na Defensoria, a implementação do sistema de diárias e a revisão do auxílio-transporte. Segundo o DPG, esses instrumentos representam um passo importante no reconhecimento do trabalho desenvolvido diariamente e no fortalecimento das condições de atuação de todos que compõem a instituição.
— Essa valorização de todo mundo é, na verdade, um reconhecimento de um esforço coletivo. Estamos todos no mesmo barco, com a mesma intenção — afirmou.
Em sua fala de encerramento, ele reconheceu o intenso trabalho coletivo diário:
— Eu sei que o volume é muito grande, mas todo mundo aqui se dedica demais. A gente tem uma missão como instituição de defesa da população vulnerável importantíssima. Ainda mais nos tempos em que estamos vivendo, nossa missão se torna cada vez mais importante na defesa de quem mais precisa — afirmou, ressaltando a importância de fortalecer quem está na linha de frente do atendimento.
Em sequência, o Presidente da Associação dos Servidores da Defensoria Pública do Estado, Bruno Cardoso Pinto, reforçou a importância do papel dos servidores no fortalecimento institucional e na construção de uma Defensoria cada vez mais sólida e democrática. Ele destacou o caminho percorrido pela categoria, os avanços conquistados e a relação de diálogo construída ao longo dos anos, preparando o terreno para sua mensagem aos presentes:
— Somos parte essencial dessa instituição que a cada dia se consolida como um verdadeiro pilar da democracia e da defesa dos direitos. Temos orgulho das nossas conquistas, de cada avanço coletivo, de cada reconhecimento alcançado, com diálogo, união e perseverança. E é importante dizer que esse diálogo não significa submissão, mas sim o respeito institucional entre a Associação e a Administração Superior — declarou.
A Corregedora-Geral, Fátima Saraiva, trouxe uma perspectiva voltada para a experiência dos assistidos e para o compromisso da Defensoria com a cidadania plena.
— A Defensoria é a porta de entrada para a cidadania plena de milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade. O nosso cuidado com o assistido se reflete em nosso compromisso com o acesso à justiça integral e gratuita, aprofundando-se no acolhimento — declarou.
INOVAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

O Defensor Público Anderson Marinovic, Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação da DPRJ, falou sobre os grandes avanços da tecnologia no ano de 2025, com a integração de diversos sistemas, que na prática, significam maior agilidade para o dia a dia dos servidores. O uso pioneiro da inteligência artificial pela DPRJ também foi destacado.
— A IA não irá nos substituir, não temo isso, acredito que ela nos fará trabalhar melhor, com mais qualidade. Produzimos muitas inovações aqui na Defensoria Pública do Rio de Janeiro que são referência nacional — afirmou o Defensor Público.
SERVIDORES SÃO HOMENAGEADOS
A tarde terminou com uma homenagem aos servidores mais citados no projeto “Sou Grato e Falo”, uma iniciativa do RH que reconhece aqueles colegas de trabalho que tornam a vida melhor, com a boa energia, a competência e a amizade.
Além disso, aqueles servidores que recentemente estiveram à frente da megaoperação do Complexo da Penha e do Alemão também foram lembrados por sua atuação de excelência.
— Tivemos um verdadeiro cenário de crise nas últimas semanas. Muitas famílias não sabiam o que fazer ou para onde ir, não sabiam onde estavam seus entes queridos. E tivemos servidores muito dedicados e com muita empatia que estiveram lá recebendo e acolhendo essas famílias. Sem cada um de vocês a nossa instituição não anda — encerrou o Defensor Público Geral Paulo Vinícius Cozzolino Abrahão.
Texto: Mylena Novaes e Elisa Soupin
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