Defensoria do Rio participa da 89ª Reunião Ordinária do CNCG

A Corregedora-Geral da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, Fátima Saraiva, participou da 89ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Corregedoras e Corregedores-Gerais (CNCG), realizada nos dias 27 e 28 de novembro de 2025, na Defensoria Pública do Ceará. O encontro marcou a última reunião do ano, reunindo representantes de todo o país para dois dias de debates colaborativos e produtivos.
Durante os dois dias de evento, foram discutidas ações estratégicas voltadas ao aperfeiçoamento da gestão interna, ao desenvolvimento institucional e à qualificação dos serviços prestados pelas Defensorias Públicas, temas centrais para o trabalho das Corregedorias. A programação também contou com a apresentação de experiências exitosas voltadas à inovação e à melhoria contínua, reforçando a importância da troca de conhecimentos entre os Estados.
Para a Corregedora-Geral Fátima Saraiva, a participação da Defensoria do Rio no CNCG reforça o compromisso da Instituição com o avanço das práticas correcionais, a transparência e o fortalecimento dos mecanismos de governança interna, pilares essenciais para a melhoria da prestação de serviços à população.
— As trocas de experiências foram muito ricas e inspiradoras. Compartilhar os desafios e as soluções encontradas reforça nossa visão de que a união entre as Defensorias é o caminho para um serviço público mais eficiente e transparente, beneficiando diretamente a população que mais precisa. — pontuou Fátima Saraiva.
Ao final do encontro, o CNCG elegeu sua nova Diretoria para o ano de 2026, que assumirá em março. O atual presidente, Marcelo Turela de Almeida, destacou os avanços construídos ao longo de 2025 e a relevância do intercâmbio permanente entre as Corregedorias para o fortalecimento das Defensorias Públicas em todo o país.
VOLTAR
