ATENDIMENTO AO CIDADÃO

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ), por meio do Pomar, segue avançando na construção de espaços de diálogo dentro das escolas públicas. Nesta semana, a iniciativa promoveu um Círculo de Diálogo com estudantes do  Ensino Médio, com idades entre 15 e 19 anos, em uma unidade escolar da rede pública.

A atividade teve como foco a criação de um ambiente seguro e acolhedor para a abordagem de temas sensíveis, especialmente àqueles relacionados às múltiplas formas de violência presentes no contexto escolar. A proposta buscou estimular a escuta ativa, o respeito às diferenças e a valorização da diversidade, a partir da participação direta dos estudantes.

Conduzido pela Defensora Pública Larissa Ellias Guimarães Davidovich, Subcoordenadora do Polo de Mediação e Ações Restaurativas (POMAR), o encontro contou com dinâmicas interativas que incentivaram os jovens a compartilharem experiências, percepções e desafios vivenciados no cotidiano. A metodologia adotada favoreceu a construção coletiva de reflexões sobre convivência, pertencimento e segurança no ambiente escolar.

– Tão logo os alunos entenderam a dinâmica proposta, confiaram no processo e trouxeram questões delicadas, sensíveis e desafiadoras de suas realidades. Medos, inseguranças e situações de violência foram apresentadas por eles, mas também falamos de esperança e sonhos – destacou a Defensora Pública.

– Além do acolhimento dos estudantes no ambiente escolar, tivemos a oportunidade de mostrar o que é a nossa Instituição e como podemos estar presentes na sociedade –  afirmou a Defensora Pública e Coordenadora-Geral da COGPI, Mirela Assad.

Durante a atividade, os próprios estudantes trouxeram relatos marcados por questões sensíveis, evidenciando a importância de espaços institucionais que acolham suas vozes e experiências.

Texto: Leonardo Fernandes



VOLTAR